A Ozonioterapia é um tratamento considerado uma terapia alternativa, que utiliza as propriedades do gás do ozônio. O ozônio é formado por três moléculas de oxigênio (O3) puro ou não, via processo endotérmico com gradiente de alta voltagem (descarga elétrica).
O ozônio ao entrar em contato com fluidos biológicos reagem em ROS ( Espécies Reativas de Oxigênio) e LOPs ( Produtos da Peroxidação Lipídica ), isso quer dizer que o ozônio libera radicais livres, a partir da ativação de processos bioquimicos, fazendo um stress oxidativo controlado na células, provocando assim, o organismo aos mecanismos de defesa antioxidante.
A ozonioterapia pode ser aplicada nos animais em diversos meios, sendo eles, intravenoso, intramuscular, subcultaneo, intra-articular, intradiscal, entre muitas outras vias.
Tendo diversas indicações, como problemas de pele (alergias, doenças imonussupressoras, etc), alterações articulares, colunopatias, alterações intestinais, auxílio no tratamento de câncer, cicatrização rápida de feridas contaminadas e/ou abertas, entre outra diversas patologias que podem ser auxiliadas com o tratamento de ozonioterapia, lembrando que, o tratamento praticamente não tem contraindicação ou efeitos colaterais.
O tratamento deve ser sempre realizado por um Médico Veterinário especialista.