Aberto 24 horas
Central de Atendimento
(11) 4323-3935
(11) 99346-7210
Resultado de
Exame

Seu #PET lambe ou morde as patas? Este artigo é para você!

 

Atenção: Se o seu #pet está com o comportamento de #lamber as patas o tempo todo, pose ser sinal de algum machucado, que podem ocasionar outras complicações.

Já sabemos que os cachorros amam passear, seja na rua, em parques, praças, e qualquer lugar aberto e com bastante espaço é alegria na certa, além de fazer exercícios, gastar energia e um pouco das unhas. Mas após os passeios, você notou se o animal está lambendo as patas? Se a resposta for sim, confira esse artigo que separamos para você!

Em maior parte dos casos, os animais mordem ou lambem as patas por estarem com algum ferimento na região, ou por questões psicológicas e emocionais, como o estresse, a ansiedade e outros. É muito importante saber a causa deste comportamento, pois apesar de parecer super normal um animal lamber as patas, esse feito pode remeter problemas de saúde para o animal.

O seu PET está mordendo as patas?

Já sabemos que é corriqueiro os animais lamberem ou morder as patas e outras partes do corpo, porém se esse comportamento for com muita frequência, pode ser um indicio de que algo não esteja bem com ele.

Se depois de um passeio numa tarde ensolarada você reparar que o cachorro está mordendo as patas, pode indicar que o momento não tenha sido tão gostoso assim. Pode ser que ele tenha queimado as patinha devido a temperatura quente do solo, e por isso o incômodo.

Os cães possuem “almofadas digitais” nas patinhas, conhecidas também como coxins. Quando o chão está muito quente, são elas que sentem o impacto e, consequentemente, causam incômodo.

 

Por vezes, podem ser que algum pedacinho de vidro ou pedrinha possam ter penetrado a patinha dele, podendo causar coceira ou algum machucadinho. Isso leva a sentir um uma pequena dorzinha ou desconforto, fazendo o peludo lamber ou morder as patas.

Temos que considerar também o fator psicológico do animal, pois estresse e ansiedade também fazem ele ter esse comportamento e adotar isso como um hábito rotineiro. Essa seria uma forma deles “liberarem” essas sensações e se sentirem melhores.

Em outros casos, alguns pets podem apresentar maior sensibilidade na pele, e por isso desenvolver uma sensibilidade e uma irritabilidade maior, ocasionando o comportamento.

Além disso, outra causa muito comum são as pulgas, carrapatos e fungos nas patas dos cachorros. Eles sempre causam muito incômodo — e por vezes transmitem doenças — aos bichinhos e, por esse motivo, devemos dar uma atenção especial quando percebemos esse hábito.

E por fim, não podemos nos esquecer de alguns “hospedes indesejáveis” que podem se hospedar na pele ou no pelo no animal, os mais comuns são as pulgas, carrapatos e fungos, que podem se alojar nas patinhas, fazendo os animais coçarem e morderem o membro.

Por todos esses motivos, é imprescindível a consulta ao veterinário para que ele possa diagnosticar o motivo apresentar a melhor solução para o seu melhor amigo.

Primeiros cuidados

Por mais normal que seja ver o cachorro lambendo as patas, deve-se observar qual a frequência e intensidade deste hábito, pois quando o cãozinho passa a língua por muitas vezes em suas patinhas, ela ficam mais úmidas, isso pode fazer com que os fungos se acumulem na região.

Opte por horários mais frescos para fazer as caminhadas com os pets. Pois o sol em temperatura elevada esquenta o solo, fazendo com que as patinhas se queimem e causando irritabilidades. Esse é o primeiro e mais importante passo para os cuidados com o seu pet.

Caso esse comportamento venha a partir de estresse e ansiedade, investir nas brincadeiras e atividades que gastem energia pode ajudar bastante. E se esse estresse e essa ansiedade ainda estiverem frequente na vida do animal, mesmo com todas as atividades, LEVE-O AO VETERIÁRIO PARA UMA AVALIAÇÃO MAIS PRECISA.

 

Med Dicas:

Listamos alguns cuidados para que o seu Pet não sofra com esses incômodos nas patinhas, vamos praticar?

  • Utilize calçados específicos para os pets. Existes algumas meias específicas para o seu animalzinho que irá proteger as patinhas dele do calor do chão quente. Mas lembre-se se usar somente nos passeios, usar os calçados por muito tempo pode incomodar e causar outros fungos.

 

  • Mantê-lo sempre em um local limpo e higienizado

 

  • Utilize de produtos de higiene específico para o animal, pois além de deixar ele limpinho e cheiroso, o produto certo não ocasionará alergias na pele e no pelo do animal.

Lembre-se: Os cuidados com saúde e higiene também demostram afeto, carinho e amor ao seu animal. Sempre consulte um médico veterinário!

Por: Juliana Queiroz | Agência New Folder | 26/06/2020

Deixe um comentário

Relacionadas

Receba novidades de Med Dog

Aberto 24 horas

Pagamento Facilitado

Endereço

Rua Heitor Peixoto 799 - Cambuci
CEP 01543-001 - São Paulo/SP

Contato

(11) 4323-3935 | (11) 99346-7210

Parcerias

Patrocinadores

Desenvolvido pela agência: