Machas lacrimais
Sabe aquela mancha escura que aparece nos olhos dos animais? São as MANCHAS LACRIMAIS
A mancha escura está ligada a falta de drenagem da lagrima, que é responsável por lubrificar os olhos e protege-los de corpos estranhos. Nos #cães elas aparecem com maior frequência, podendo ser uma característica já existente ou adquirida. Aparecem pela lacrimação involuntária e incessante.
Com o excesso das lagrimas a pele e os pelos da região abaixo dos olhos vão ficando úmidos, isso facilita a propagação de bactérias não patogênicas, entretanto algumas vezes podem exalar um mau cheiro e causar substâncias de coloração escura.
O que causa a mancha escura?
Em maior parte dos casos, aparece por obstrução do canal lacrimal ou perda/alteração da capacidade de drenagem normal das lágrimas e/ou excesso na produção de lágrimas e fluxo lacrimal abundante.
Em alguns animais está ligado a anatomia da face (globo ocular saltado), bastante pelo ao redor dos olhos (o contato dos pelos com os olhos pode irritar e aumentar a produção de lágrima), inflamações, deformações nas pálpebras, má alimentação que altere o pH da lágrima, etc.
Tratamento
Quando você observar os primeiros sinais das manchas, converse o seu médico veterinário, pois apenas um profissional poderá avaliar a intensidade e qual o tratamento a ser adequado para cada animal. Por mais que seja um problema corriqueiro, a análise é muito importante!
Entretanto e o seu animal não possui nenhum problema de saúde, a higienização, limpeza e mantes as áreas das manchas sempre secas são regras essenciais. Além é claro da boa alimentação, medicamentos apropriados receitados por um veterinário, que podem ser naturais, de uso tópico ou oral. Esses medicamentos auxiliarão da limpeza e clareamento da região.
Você sabia?
Existem algumas raças que possuem maior tendência a ter as manchas lacrimais: : Pug, Bulldog, Pequinês, Shih Tzu, Maltês, Poodle, Spitz Alemão. Mas não se engane, outras raças ou os SRD (sem raça definida), também podem apresentar o problema. Observe e sempre siga as instruções de um profissional.
Por: Juliana Queiroz | Agência New Folder | 26/06/2020