Aberto 24 horas
Central de Atendimento
(11) 4323-3935
(11) 99346-7210
Resultado de
Exame

Gripe Canina

Durante as estações mais chuvosas, a gripe canina pode surgir no animal com mais facilidade. Muito parecida com as gripes dos humanos, essa doença respiratória não costuma apresentar risco grave ao animal. Mas é preciso observar.
Como em qualquer outra enfermidade, a falta de cuidados contribui para uma evolução do grado, podendo se agravar e tornar uma pneumonia, por exemplo.


O que é a gripe canina?


A gripe canina, ou influenza canina, é uma enfermidade respiratória ocasionada por um tipo de vírus da gripe, o Influenza A. Muito contagiosa, ela é mais frequente durante as estações chuvosas, meses mais secos a doença costuma se proliferar com menor frequência.
Como já dissemos acima, a gripe canina não costuma ocasionar sérios riscos ao pet, mas os cuidados e a observação do animal devem ser levados a sério. Pois por mais leve que seja a gripe canina, os sintomas podem evoluir para gravidades maiores, podendo comprometer a vida do seu bichinho. Lembra-se de como se sentiu da ultima vez que ficou gripado? Muitos incômodos, certo? O seu animal também sentirá os mesmos desconfortos.


Como meu animal pegou a gripe canina?


Se o seu cachorro contraiu a gripe, é porque ele teve contato com o vírus. Existem algumas formas de transmissão bem comum:
• Convivência com um animal contaminado;
• Compartilhamento de bebedouros e comedouros com animal doente,
• Contato em parques, áreas de recreação e outros espaços, principalmente fechados, com animal que tenha o vírus.O estado de saúde do cão é que vai garantir se ele precisará ou não de uma internação ou de um acompanhamento mais incisivo. Observe-o e sempre converse com o seu veterinário. Por esse fato a doença tem maior manifestação nas estações mais frias e chuvosas, pois esse tipo de clima tende a baixar a imunidade dos animais e deixa-los mas vulneráveis a vírus e outras doenças virais.

Por mais contagiosa que seja, a gripe canina não oferece iscos as seres humanos, mas pode ser transmitida a outros animais. Por isso destacamos aqui que de forma alguma deve-se medicar o animal sem orientação, muito menos com medicação humana.
Sintomas da gripe canina
Assim como uma gripe em humanos, a gripe em cachorros apresenta alguns sintomas clássicos.


Da mesma forma que a gripe atinge nós seres humanos com alguns sintomas bem rotineiros, nos animais não é muito diferente:


• Tosse insistente;
• Coriza;
• Apatia;
• Febre;
• Perda de apetite,
• Olhos lacrimejantes..


Porém, devemos nos atentar que cada animal possui um organismo e uma resistência diferente comparado a outros, talvez os clássicos sintomas acima não apareçam de imediato, e mesmo assim o animal pode estar sentindo desconforto. Fique atento e procure o seu veterinário imediatamente.


Diagnóstico e tratamento


Se notar que o seu cachorro demostra sintomas da gripe canina, procure o seu médico veterinário, ele poderá pedir exames para constatar a doença ou descarta-la. Conversar com os familiares para saber como foi a rotina do animal nos últimos dias também irá ajudar no diagnóstico.
Assim como acontece com humanos, muitas vezes, a gripe canina desaparece após alguns dias. No entanto, para que o cachorro se recupere de forma rápida e saudável, é necessário alguns cuidados.
Da mesma forma que ocorre conosco, nos cães a gripe canina também desaparece após alguns dias, mas para que a recuperação seja rápida e eficaz não deixe de dar bastante água a ele, alimentação saudável e balanceada. Em alguns casos o Vet pode receitar alguns medicamentos como anti-inflamatórios e antibióticos. MAS A MEDICAÇÃO DEVE SER RECEITA POR UM MÉDICO VETERIÁRIO DE SUA CONFIAÇA!


Lembre-se:


A gripe costuma deixar os animais manhosos e carentes, por mais doloroso que seja ver o bichinho mais “caidinho” e abatido, não precisa entrar em desespero, pois a gripe canina é uma doença com sintomas leves e costuma ir embora em poucos dias, com os devidos cuidados, é claro.
Deixe o anila descansar, siga as instruções médicas corretamente, e sempre OBSERVE qualquer alteração ou aumento dos sintomas, pois apesar de leve, pode o vírus pode evoluir para uma pneumonia.


Prevenção:

Para quem deseja proteger o pet da gripe canina, especialistas recomendam a manutenção da imunidade, fornecendo boa alimentação e muita água. Lembre-se de que manter a vacinação da gripe canina e a vermifugação em dia são cuidados essenciais para assegurar boa saúde ao animal.
Para prevenir o seu cão deste vírus, além de cuidados de higiene diários dentro de casa e onde o animal come e dorme, também é indispensável que as vacinas estejam em dia, inclusive vacinação da gripe canina e a vermifugação. Esses são cuidados essenciais para assegurar boa saúde ao animal.
Consulte-nos para saber mais. Med Dog clínica veterinária 24 horas cuidando do seu animal.

 

Por: Juliana Queiroz | Agência New Folder | 19/06/2020

Deixe um comentário

Relacionadas

Receba novidades de Med Dog

Aberto 24 horas

Pagamento Facilitado

Endereço

Rua Heitor Peixoto 799 - Cambuci
CEP 01543-001 - São Paulo/SP

Contato

(11) 4323-3935 | (11) 99346-7210

Parcerias

Patrocinadores

Desenvolvido pela agência: