Aberto 24 horas
Central de Atendimento
(11) 4323-3935
(11) 99346-7210
Resultado de
Exame

COMO ENSINAR PALAVRAS NOVAS PARA O SEU PET

 

 

1. Senta!

O comando mais fácil do seu cachorro aprender é a sentar. Por ser algo natural para o animal, ele não terá dificuldade em entender esta ação. Se o animal compreender que ao sentar ele estará em posição para pedir comida, passear, ou simplesmente quando quer que você faça algo, será muito melhor para os dois. Pois assim o cão não precisará pular  e se agitar muito quando ele quiser algo.

 

  •  Pegue uma guloseima Ou recompensa para o cão, deixe que ele a cheire e depois feche a mão.

 

  • Fique de frente para o cachorro enquanto ele está atento e espera receber om premio.

 

  • Diga: "[Nome], senta!" ou "sit!". Use a palavra que preferir.

 

  • Quando a atenção dele estiver voltada para você, comece a seguir uma linha imaginária até a parte de trás do cachorro, passando por cima da cabeça. No primeiro momento o cachorro pode não entender, mas insista até que ele se sente. Quando ele entender e sentar, de a ele a recompensa e faça um elogio, como “bom menino”, “muito bem”, etc.

Devemos lembrar que os cães tem tendência a se lembrar d palavras fáceis, por isso sempre use a mesma palavra para indicar o comando. Se começar a ensinar a sentar com a palavra “sente” use sempre ela para que ele se sente.

 

 

2. Fica!

O comando “fica” é muito importante de ser ensinado, principalmente quando você está com visita, e quer que o animal se mantenha longe de algo ou alguém. Essa é a forma mais eficaz de conseguir esse resultado. Entenda como ensinar:

 

  1. Quando o cão estiver sentado, se posicione ao lado dele, do lado esquerdo ou do lado direito (escolha um dos lados). Coloque a coleira e diga "[Nome], fica!" enquanto coloca sua mão aberta perto dele. Aguarde alguns segundos e, se ele ficar quieto, volte a dizer "Muito bem!" ou "Bom menino!", além de recompensa-lo com uma guloseima ou com carinhos.
  2. Faça de novo e de novo e de novo, até que consiga ficar parado mais de dez segundos. No começo, de as guloseimas ou recompensas, depois pode ser apenas um “bom menino” ou “muito bom”.
  3. Quando conseguir que o seu peludo fique quieto, diga o comando e afaste-se alguns metros. Caso ele for atrás de você, aproxime-se novamente e repita o comando. Volte a se afastar uns metros, chame o cachorro e ofereça uma recompensa.

 

  1. Aumente a distância gradativamente até que o cachorro fique praticamente quieto a uma distância superior a 10 metros, mesmo que outra pessoa o chame. Não esqueça de sempre o chamar no final e dizer "vem aqui!" ou algo parecido para que ele saiba quando tem de se movimentar.

3. Deita!

Da mesma forma de sentar, deitar também é uma ação fácil do animal compreender, já que faz parte das ações naturais dele. . Além disso, esse é um processo lógico, uma vez que já pode dizer "fica", depois "senta" e, posteriormente, "deita". O cão irá entender o comando facilmente, e depois dos treinos, fará de forma quase automática.

  1. Fique em frente ao cão e fale “senta”.  Enquanto ele se senta, diga "deita"aponte para o chão. Caso ele não acate ao comando, pressione a cabeça dele para baixo, com cuidado para não machucar, enquanto usa a outra mão para bater no chão. Outra opção é esconder um prêmio na sua mão e baixar a mão com a guloseima até ao chão (sem a soltar). Automaticamente, o cachorro vai seguir o prêmio e deitar.

 

  1. Quando ele deitar, ofereça a guloseima e diga "bom menino!", além de oferecer uns carinhos para reforçar a atitude positiva.

Se usar o truque de esconder o prêmio em sua mão, pouco a pouco deve ir removendo a guloseima para que aprenda a deitar sem ela.

 

 

 

4. Vem aqui!

Claro que não queremos que o cachorro fuja, ou que não atenda quando lhe chamamos, certo? Por isso, a chamada é o quarto comando básico no adestramento do animal.

  1. Fique de pé a alguns metros do cachorro, coloque uma recompensa ou uma guloseima em seus pés e diga “vem aqui”, mas não deixe ele perceber a recompensa. No primeiro momento pode ser que ele não entenda, mas repetindo o exercício ele perceberá a recompensa começará a assimilar o comando com a ação. Quando ele chegar, diga "bom menino!" e peça para ele sentar.

 

  1. Se afaste novamente e repita a mesma ação, porém agora sem a guloseima. Se ele não acatar ao comando, volte a colocar a recompensa sob os seus pés até que o cachorro associe o "vem aqui" com a chamada.

 

  1.  Aumente a distância. Vá aumentando a distancia, assim ele vai obedecendo      aos comandos mesmo a muitos metros de você. Se ele conseguir associar que a recompensa está lá esperando por ele, não hesitará em correr para você quando chama-lo.

 

Outros comandos para cachorros mais avançados

Além dos comandos básicos que já falamos, existem outros um pouco mais avançados, assim além de deixar o animal com o treino mais avançado, você ainda passa algumas horas a mais com o seu amigão:

 

  • "Trás" - Esse comendo ensina o cão a nos trazer algum objeto. Por exemplo, se queremos ensinar o nosso cachorro a trazer a bola, ou qualquer outro brinquedos, será fundamental educá-lo para que aprenda tanto o comando "busca" como "trás" e "solta".
  • "Salta" - Esse comando é voltado a animais que treinam saltos e praticam Agility. O comando “salta” irá ensianr o cachorro a pular muros, obstáculos, etc ao comando do seu dono.
  • "Em frente" - Este comando pode ser utilizado para duas ações, uma para que ele ande para frente, e outra ação pode indicar que ele abandone o trabalho que estava fazendo naquele momento.
  • "Busca" - Ao esconder um objeto em casa, o comando “busca” fará com que ele procure até achar. Esse comando faz com que o cachorro fique ativo, entretido e ajuda a aliviar as tensões e liberar o stress do dia a dia. Geralmente eles se empenham bastante para encontrar o objeto escondido.
  • "Solta" - Esse comando serve para que o cão solte os objetos sem que precisemos puxar da boca deles. Apenas de parecer com "busca" e "trás", ensinar o animal e soltar a bola ou o objeto que ele trouxe é importante também para que ele entregue o brinquedo com calma.

 

O reforço positivo

O reforço positivo sempre é uma ótima opção para que o animal assimile o comando com a ação que ele deva fazer. Nunca devemos castigar ou brigar com o animal caso e não acate ao comando solicitado. No caso de correção de alguma ação, diga “NÃO” e “Muito bem" ou "Lindo menino” quando quiser indicar que ele correspondeu ao seu pedido. Lembre-se também se não abusar do tempo para o treinamento. Muitas horas seguidas pode gerar stress no animal.

E sempre tenha paciência ao ensinar os comados ao seu cão. Os comandos básicos irão servir para que os passeios sejam mais tranquilos que as visitam não sofram com o excesso de carinho d seu cachorro.

Por: Juliana Queiroz | Agência New Folder | 03/07/2020

Deixe um comentário

Relacionadas

Receba novidades de Med Dog

Aberto 24 horas

Pagamento Facilitado

Endereço

Rua Heitor Peixoto 799 - Cambuci
CEP 01543-001 - São Paulo/SP

Contato

(11) 4323-3935 | (11) 99346-7210

Parcerias

Patrocinadores

Desenvolvido pela agência: