Aberto 24 horas
Central de Atendimento
(11) 4323-3935
(11) 99346-7210
Resultado de
Exame

Castração Felina

Existem muitos mitos em torno da castração de animais de estimação. Um dos mais comuns é que fêmeas devem ter pelo uma ninhada antes de serem castradas, para que sejam saudáveis e felizes. Já no caso dos machos, acredita-se que a castração deixa o animal triste e frustrado, pois não conseguiria mais cruzar. MITO!
Os animais não tem a necessidade cruzar ou ter filhotes antes de ser castrados para sentirem-se completos ou felizes. A saúde física e mental não será afetada se eles não tiverem relação sexual ou filhotes. Esses são valores de nós, seres humanos. O fato é que os animais agem por instinto e estão mais sujeitos à frustração se não forem castrados.
Já parou para pensar quantas fêmeas entraram no cio, nos últimos anos, na sua vizinhança? Esses possíveis “parceiros” são percebidos à distância pelos animais, mas não pelos humanos. Isso significa que o seu animal vai querer cruzar apenas por extinto, às vezes durante dias seguidos, sem nunca conseguir. Daí essa frustração será permanente na vida do seu bichinho.
Além disso, a castração traz ao seu animal muitos benefícios, tanto para eles, como para nós, seres humanos. Imagine a quantidade de animais em situação de abandono nas ruas? Ao castrar o seu gato ou cachorro, você estará exercendo a sua responsabilidade como tutor, e precavendo prováveis doenças (veja abaixo), como também contribuindo para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Esses filhotes na maior parte das vezes acabam abandonados ou em ocorrência de maus-tratos.
 
Então, vamos aos benefícios:
 
• Nas fêmeas, a castração diminui o risco de câncer de mama. E quanto antes, melhor, pois 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não apresentaram a doença. E nas gatas, o procedimento diminui as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.
• Nos machos, a castração diminui a frustração sexual e a necessidade de procurar parceiras para a tentativa de cruzar. Isso diminui as tentativas de fugir do animal para “namorar” e consequentemente evita atropelamentos, acidentes, etc.
 
A vulnerabilidade em relação às infecções diminui significativamente, já que o seu sistema reprodutor é retirado na castração.
 
Nos machos, são bem reduzidas as chances de câncer de próstata e de testículo, que podem levar a morte do animal.
 
O período do cio não ocorre mais nas femeas, assim não haverá o sangramento e nem possíveis machos no portão.
• Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.
• O pet também fica mais calmo e dócil, promovendo uma interação mais saudável com os seus tutores e com as visitas.
 
• Se seu animal foi castrado, converse com o veterinário as porções diárias que devem ser servidas à ele, pois a tendência do pet castrado é consumir uma quantidade menor de calorias.
 
• Curiosidade:
 
O procedimento de castração em si não faz o anila engordar. O que acontece na maior parte dos casos é a diminuição das atividades físicas, justamente por que eles ficam mais calmos, o que leva ao ganho de peso. Exercite-o diariamente!
Se tiver alguma dúvida sobre a castração, recomendamos que fale com o seu médico veterinário. Ele poderá te aconselhar sobre o melhor período para realizar o procedimento e cuidar das necessidades específicas do seu cão ou gato.
Nós da Med Dog temos um corpo clínico especializado para castração do seu animal. Entre em contato conosco para agendar uma consulta.

Por: Juliana Queiroz | Agência New Folder | 19/06/2020

Deixe um comentário

Relacionadas

Receba novidades de Med Dog

Aberto 24 horas

Pagamento Facilitado

Endereço

Rua Heitor Peixoto 799 - Cambuci
CEP 01543-001 - São Paulo/SP

Contato

(11) 4323-3935 | (11) 99346-7210

Parcerias

Patrocinadores

Desenvolvido pela agência: